Emily In Paris | 7 lições

Netflix did it again! Mais uma série de sucesso para a Netflix. Nos últimos dias não se ouve falar em mais nada, senão em ‘Emily In Paris’, a mais recente estreia da Netflix, com a Lily Collins como atriz principal. É uma série leve, os episódios são pequeninos, tem como fundo a beleza de Paris, e uma história de amor entre a menina do marketing digital e um promissor chef de cozinha à mistura. Tem tudo para nos entreter durante algumas horas, fazer desejar uma segunda temporada, e refletir com 7 lições retiradas desta primeira temporada.

1 – Sê tu mesma e não te desculpes por isso – Emily é uma americana que se vê com uma oportunidade entre mãos para se mudar para Paris, com uma proposta de trabalho promissora. De repente, vê-se pela primeira vez na Europa, com idioma que desconhece, com pessoas que não são muito acolhedoras inicialmente. Ainda assim, Emily não se retraí, e tenta tirar o máximo partido da experiência. A Emily mostra-nos que ser única não é – nem nunca será – um problema para ninguém. Devemos sempre orgulhar-nos do que somos, e sermos nós mesmos, sem pedir desculpa por isso. A curto prazo pode parecer que não nos encaixamos, poderá ser desconfortável, as pessoas poderão não nos entender… mas a médio longo prazo vai trazer-nos as melhores experiências e as melhores pessoas para o nosso caminho. E em ultimo caso, essas são as experiências e as pessoas de quem nos vamos lembrar sempre! Em inglês há uma expressão que adoro, que é: be you, unapologetically!

2 – Não tenhas medo de usar a tua voz e de trazer as tuas ideias para cima da mesa – durante a primeira temporada, por diversas vezes, a chefe da Emily tenta abafa-la, sempre que esta trás uma nova ideia para a mesa de discussão. As ideias de Emily, normalmente vão sempre avante e acabam invariavelmente por ser um sucesso. Claro que isto é tv, e na vida real nem sempre as nossas ideias vão dar certo ou ser um sucesso de tal ordem que possam ser partilhadas pela Primeira Dama. A questão a reter é a importância de darmos voz e corpo às nossas ideias. Muitas vão dar errado, mas muitas vão dar certo, e no meio delas pode estar a 1 million idea que irá transformar a nossa vida, e a vida de tantos outros. Pelo caminho haverão sempre pessoas a tentar deitar-nos abaixo, muitas pelo medo de serem ultrapassadas, muitas por admiração misturada com inveja, muitas que não terão nada contra nós, simplesmente rejeitam com todas as forças a mudança e a evolução. Entre essas pessoas estarão também um conjunto de almas maravilhosas que nos abrirão as portas certas, e chegaremos onde é suposto. Sermos fiéis a nós mesmas dar-nos-á o discernimento para distinguir os diferentes caminhos e tipos de pessoas.

3 – Segue a tua intuição – seguir a intuição é uma chave mágica para a vida. Por mais cliché que possa parecer, temos todas as respostas dentro de nós, sempre. E quando fazemos o que sentimos ser o correto, não tem como dar errado!

4 – Focus on the big picture – a personagem de Lily Collins é sempre super sociável, amável, fresca e leve. Mesmo com todos os entraves que lhe colocam, ela consegue sempre ter o seu foco no quadro maior. Ao longo da temporada ela diz várias vezes a frase “nós estamos do mesmo lado”, ou seja, apesar de lhe tentarem fazer da vida no escritório um pequeno inferno, ela consegue manter o foco no que é melhor para a empresa, do que é melhor para os clientes, e seguir em frente. Resumindo: ela rejeita a guerra de egos que tão commumente corrói as pessoas.

5 – Não deixes que os pequenos contratempos da vida diária te tirem a boa disposição – ou, vê sempre o lado mais brilhante da vida. Nem quando Emily fica sem chuveiro, e tem de lavar o cabelo no bidé, ela perde o bom humor e a visão bonita de tudo. A verdade é que a vida acontece todos os dias, a cada segundo que respiramos, e não será sempre tudo brilhante e bonito. Contra tempos acontecem. Coisas menos boas acontecem. Os nossos planos não dão sempre certo e às vezes o chuveiro deixa de funcionar numa manhã em que queremos estar no topo. A vida acontece sempre, quer queiramos quer não. Então, é sábio treinar o olhar para ver o lado positivo mais vezes do que focamos no negativo. Há sempre uma lição, pelo menos. E por vezes pode ser só o universo a testar a nossa paciência, e até isso tem um lado positivo – é sinal que temos paciência! E em cada dia há sempre, SEMPRE, algo a agradecer, algo positivo. Quanto mais treinamos o olho nessa direção, mais coisas positivas vamos descobrir!

6 – Sê inteligente – esta série faz um pouco uma sátira aos tão aclamados influencers dos dias de hoje e quão ‘vazios’ estes podem ser. E fazem a relação perfeita entre esses, e a Emily que é uma influencer ‘ sem querer’. A verdade é que no mercado digital, tal como em qualquer outro mercado, haverão sempre os bons e os maus profissionais. Haverão sempre os que têm o foco no lugar certo – servir; e os que têm o foco no lado errado – no eu. A longo prazo prevalecerão sempre os profissionais com o foco certo, com ética, com ideias novas, originais, seja em que área for. Por isso, foquem no que realmente interessa, seja em que área da vossa vida for. E nunca deixem de querer aprender mais, serem melhores, sempre. Isso vai ser sempre suficiente, e isso trará sempre os melhores resultados, daqueles que ultrapassam os vossos sonhos mais bonitos. Esqueçam as comparações, os números nas redes sociais, as imagens… esqueçam! Inspirem-se, mas construam sempre o vosso próprio caminho!

7 – Vive – agarra as oportunidades, cria novas oportunidades, faz coisas diferentes ou faz as mesmas coisas de uma forma diferente. Vive! Faz um favor a ti mesma e vive! O tempo não pára, nunca vai parar. Não esperes por aquele autocarro que passou, por aquele amor que não aconteceu, por aquela peça que saiu da estação. Não te prendas num livro aborrecido, num filme que não te faz sentido, num prato que já está frio. Faz um favor a ti, a mim, e ao mundo – vive! Porque podemos até viver mais que uma vez, mas não nos vamos lembrar anyways! E no fim da vida o único arrependimento que vais ter é de tudo o que não viveste e do tempo que desperdiçaste! Faz-te à vida, e sê feliz!

photos: Pinterest


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s