Oli Podcast T1 Ep.4 – A minha paixão por espiritualidade

O equilíbrio entre corpo – mente – alma é tão importante quanto respirar. Espiritualidade não deve ser vista como aquela palavra de conotação negativa, aquele bicho papão só para pessoas esquisitas. Esse pensamento não poderia estar mais longe da realidade. Desde que tenhamos – e penso que todos temos – um corpo, uma mente e uma alma, somos seres espirituais.

Terça-feira, dia de Oli Podcast! Esta semana trago um episódio muito especial, para mim. Um tema que desejei muito falar, mas que mantive uma certa incerteza se o haveria de fazer ou não. Este que é um tema que deveria ser falado como quem fala de bola no café, é na realidade um tema ainda tabu para muitas pessoas.

Na realidade, espiritualidade e desenvolvimento pessoal é aquilo que nos permite sermos a nossa melhor versão. Permite-nos a descoberta de nós mesmos. Quem realmente somos. Qual o nosso propósito. O que temos para oferecer ao Mundo?

A dada altura da vida, todos nós sentimos dúvidas, precisamos de respostas… foi num desses momentos que a minha viagem começou. Estava um pouco (muito) perdida, e um livro apareceu-me quase como que por magia. Foi um caminho sem volta. Caminho esse que não foi sempre linear. Passei por várias fases. Descobri o tema. Ganhei um interesse brutal, e comecei a ler imenso sobre o assunto e a pesquisar informação. Depois comecei a ficar submersa em demasiada informação, de tal maneira que fiquei ainda mais frustrada do que estava antes de iniciar. E depois decidi simplificar e relativizar as coisas. De nada nos serve consumir demasiada informação, se não vamos fazer nada com isso.

Hoje, encontrei um equilíbrio. Continuo a ter o mesmo entusiasmo sobre este tema, mas já não procuro informação da mesma maneira desenfreada. Quando procuro, sei o que procuro. Aprendo. Experimento. O que me serve, fica até se tornar um hábito. O que não me serve, deixo ir. Porque é preciso perceber que somos seres únicos e que nem tudo terá o mesmo efeito em todos. Pode não nos servir, simplesmente, ou pode não ser o momento certo para entrar na nossa vida.

A primeira coisa que devemos aprender, nesta jornada, é que todos temos o nosso tempo. Não há certos nem errados. Temos de ser pacientes e nunca desistir de tentar sermos melhores pessoas, primeiro por nós e depois pelos outros. É uma jornada que tem de ser feita de dentro para fora. Todas as respostas estão dentro de nós. Temos apenas de nos render e permitirmo-nos ouvir a nossa alma.

É uma jornada muito pessoal, mas não é por isso que a temos de fazer sozinhos. Há imensas pessoas que nos podem ajudar a perceber tudo o que vai dentro de nós, ou ajudar-nos a encontrar as respostas às nossas maiores questões, que vivem no nosso interior.

Esta jornada de amor próprio, permite-nos ser a nossa melhor versão. Mas, muito importante, permite-nos ser melhores com aqueles que nos rodeiam. Permite-nos contribuir de uma forma muito positiva para o bem estar do Mundo. Tudo o que nos rodeia é energia. Nós somos energia. Por isso é que de repente nos sentimos tão bem ao pé de um estranho e por outro lado há pessoas que nos deixam sempre em baixo. A energia flui, livremente. Quanto mais cuidarmos da nossa energia, mais boa energia vamos atrair, e mais vamos inspirar os outros. Então, a transformação começa em nós, mas espalha-se de forma muito orgânica. Sobre esta temática, a querida Inês Nunes Pimentel, tem no livro dela uma frase que ficou muito marcada em mim, e que repito diversas vezes. Imaginem um copo. Vocês não podem dar de um copo vazio. Temos de encher primeiro o nosso copo, para depois o podermos dar.

Este é um tema vasto, e com certeza merece que lhe dediquemos um bocadinho mais de tempo. Deixo-vos agora algumas fontes, que me inspiram diariamente, e que espero que vos inspire também!

Podcasts:

Páginas de Instagram:

Canais de Youtube:

Livros:

O episódio está muito especial, e vale a pena ouvir. Digam-me se seria interessante dedicar uma temporada do podcast a este tema.

Comentem, partilhem, classifiquem e mandem-me feedback sobre o podcast. Para que possa chegar a cada vez mais gente. A quem precisar.

Obrigada!

Spotify | Apple Podcast | Soundcloud


3 thoughts on “Oli Podcast T1 Ep.4 – A minha paixão por espiritualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s