É um tema atual, e que tem de ser falado. As pessoas estão verdadeiros monstrinhos da internet e é preciso parar.
Eu sou da opinião que, quando uma pessoa tem uma atitude completamente estúpida na internet, deveria vir uma força de intervenção e tirar as pessoas das redes sociais. Entravam porta dentro (ou onde apanhassem a pessoa) e davam-lhe com uma luva branca na cara e diziam “estás banido/a das redes sociais, adeus!” As redes sociais foram uma boa invenção. As redes sociais foram criadas com um bom intuito. As pessoas é que são estúpidas… regra geral, claro. Hoje em dia à uma sede enorme de ter uma opinião sobre tudo e tornar essa opinião pública como forma de validação – ah estás a ver, deram-me razão! E se não se dá razão a essa pessoa… então está-se contra. É tudo um preto ou branco, aceso ou apagado, a favor ou contra. Expliquem-me, por favor expliquem-me, onde fica o equilíbrio no meio disto tudo?
Deixem que vos diga uma coisa (algumas coisas):
1 – Não, não temos de estar a favor ou contra!
2 – A internet existe e podemos exprimir as nossas opiniões através dela, mas também a devemos utilizar para nos informar. Porque não há nada mais desagradável do que uma pessoa cheia de si mesma a proferir opiniões estando completamente desinformada da realidade.
3 – Não tem mal se não houver uma opinião formada sobre o assunto. Não temos de ter opinião sobre tudo. Não temos de nos interessar sobre tudo. Não temos de ser a favor ou contra sobre todos os assuntos. De facto, uma opinião não formada é melhor do que uma opinião completamente desinformada.
4 – Lá porque tu tens uma opinião sobre um assunto, não significa que todos à tua volta tenham de ter, e não merecem menos respeito por isso.
5 – Quando vais feito/a louco/a para a internet criticar, pensa primeiro se a pessoa estivesse cara a cara contigo, se terias a mesma atitude e as mesmas palavras. A internet não é um ringue de vale tudo, para criticar as pessoas. Do outro lado existe sempre um ser humano.
6 – Respeita a opinião das pessoas, dentro e fora da internet. Não tens de concordar, mas tens de respeitar que há maneiras diferentes de ver o mesmo assunto. Se não te identificas, afasta-te. Não há razão para espalhares um mau estar.
O mundo tem espaço para todos e para todas as opiniões, a internet revela um lado muito triste da sociedade atual, quando deveria apenas nos servir, para nos aproximarmos do mundo, este mundo global em que vivemos. As pessoas elevam o ego ao criticarem outros, de forma bruta e desnecessária. Isso diz muito sobre as pessoas, sim essas que criticam.
Eu também o faço, também critico, e gozo e faço ironias e sou sarcástica e brinco com as situações, porque a vida não é para ser vivida demasiado a sério e não vamos de repente virar todos Teresa’s de Calcutá. Mas esforço-me para entender os outros, e não diminuo ninguém para me sentir melhor… ou por outra razão qualquer, pelo menos não propositadamente. Acho isso triste.
A coerência é imperativa numa sociedade, e trazendo esta coerência para a nossa vida, contribuímos para um mundo melhor, uma pessoa de cada vez.
Deixe uma Resposta