Adpolh Dassler teve, uma vez, o sonho de produzir calçado desportivo de qualidade, para proteger os atletas de lesões. Este é o inicio da história de uma das melhores marcas de desporto e street style de sempre!
Adolph Dassler iniciou o seu negócio no pós 1ªGM, por volta do ano de 1920. As dificuldades vividas pelo mundo no pós-guerra, que resultaram na falta de materiais adequados, não impediram o jovem alemão de transformar a lavandaria da mãe numa pequena oficina e meter mãos à obra. Com a entrada do seu irmão Rudolf, o negócio tornou-se tudo menos tradicional. Corria o ano de 1924 quando Rudolf se juntou a Adolph e fundaram a “Fábrica de Calçados Desportivos dos Irmãos Dassler”, apoiados por 12 funcionários.
Os irmãos Dassler trabalharam incansavelmente dia e noite, e de facto os resultados não tardaram em aparecer. Em 1932 foi ganha pela primeira vez uma medalha, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, com uns Dassler nos pés. O feito foi atingido pelo atleta Arthur Jonath. Por esta altura a oficina já produzia cerca de 30 modelos para 11 modalidades diferentes, e era apoiada por 100 funcionários.
Nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, os atletas que calçavam Dassler, conquistaram no total 40 medalhas de ouro. Entre elas, 4 medalhas pertenciam ao lendário atleta – Jesse Owens. A marca estava lançada! O interesse por parte dos atletas famosos e pelos próprios treinadores começou a subir.
Contudo, a 2ªGM marcou um período difícil da história e nem os irmãos Dassler saíram imunes. Adolph Hitler confiscou a fábrica, tendi sido recuperada pelos irmãos só no período pós-guerra. Por esta altura, e com o país destruído, a dificuldade em manter o negócio foi enorme. A escassez de matéria prima era enorme. Os irmãos acabaram por recolher materiais dos escombros para poderem continuar a fabricar calçado.
E como um mal nunca vem só, é nesta altura que os dois irmãos se desentendem e seguem caminhos separados. Rudolf criou a Puma, Adolph criou a Adidas.
Adidas é a junção das primeiras 3 letras do primeiro e último nome de Adi Dassler – como era conhecido.
A marca foi registada a 18 de Agosto de 1949. No mesmo ano foram registadas as 3 riscas como marca comercial da Adidas.
Dando seguimento ao seu projeto, Adi concentrou-se na criação de chuteiras de futebol, criando as primeiras chuteiras de futebol com travos de borracha moldadas e ajustáveis. Nos Jogos Olimpicos de 1952 a Adidas foi a marca de calçado desportivo mais utilizada pelos atletas.
Nos anos 60 a marca expande a criação dos seus produtos a bolas (1963) e roupa desportiva (1967). Na procura incansável do modelo perfeito de chuteiras, bolas e ténis, ficaram registadas mais de mil patentes e modelos.
Adi Dassler faleceu em 1978.
Atualmente a Adidas dá cartas no mundo do desporto, patrocinando estrelas como James Rodriguez e Karim Benzema (futebol), Jo-Wilfried (ténis), James Herden e Damian Lillard (NBA), entre muitos outros. A Adidas é ainda a patrocinadora da FIFA, entidade máxima do futebol.
Na moda, a Adidas tem a sua linha Originals onde podemos encontrar os icónicos Superstar e Gazelle. Colabora com gigantes da indústria como Stella McCartney e Yohji Yamamoto.
Kanye West, em parceria com a Adidas, tem a sua famosa coleção Yeezy.
E não ficam esquecidas as especiais colaborações com Pharrel Williams ou FARM.
A Adidas tem ainda a linha NEO, uma linha de roupa e calçado mais acessível e que já teve a colaboração da cantora norte americana Selena Gomez.
imagens: pinterest
Deixe uma Resposta